
Bombas d’água sempre existirão, pois a necessidade de transferir a água de locais, bem como devido a suas maravilhosas características, facilitam o uso de quaisquer formas de bombeamento.
Toda em ferro fundido, com válvulas em latão, acessos de entrada e saída d’água de uma polegada, esta bombinha tem por finalidade retirar água de reservatórios pequenos, onde não há energia elétrica.
Para funcionar basta que a bomba esteja ligada à fonte de água (por mangueira ou cano) e que o usuário mova a alavanca para cima e para baixo.
Devido ao seu tamanho e características, parece ser uma bomba d’água portátil, produzida para resolver pequenos problemas de drenagem.
Sem data: O êmbolo de borracha sintética situa essa peça em data posterior a 1940. Entretanto, pela ausência de outros materiais artificiais, não deve ser posterior a 1950.
Origem: Brasil
Marca: Riachuelo. Não encontramos nenhuma referência sobre o fabricante na internet.
Curiosidade: A marca faz referência à Batalha Naval de Riachuelo, ocorrida em 1865, a qual representa uma importante vitória brasileira ante o Paraguai.
Encontramos uma bomba semelhante em formato e funcionalidade com a marca “Carmo”.
Para saber mais: http://www.asbombas.com.br/bombas-uma-breve-historia/
Ref.: 312-12
Boa tarde, essa bomba na minha infância morei em uma casa em um conjunto do extinto BNH, onde todas as casas tinham uma bomba dessas, isso nos anos 1970, e a posição de funcionamento era na vertical, presa em uma perna de 3×3 e o movimento era puxa e empurra, para tirar água do poço, que casa casa possuía.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Boa tarde! Excelente informação, pois não sabia que era instalada na vertical. Obrigado pela visita!
CurtirCurtir
Olá Silvio. Encontrei uma dessas, de 3/4″ dentre as coisas deixadas por meu falecido pai. Gostaria de restaurá-la mas falta o êmbolo. Por acaso seria possível postar uma imagem da peça, ou da bomba aberta?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá! Podes mandar email de contato para museudosilvio@hotmail.com. Assim, por ali enviarei as fotos. Obrigado pela visita.
CurtirCurtir