Vários modelos de calculadora do tipo pinwell (cata-vento) foram desenvolvidas todas se adequando as necessidades, reais ou imaginadas dos clientes. A característica principal desta calculadora é seu pequeno tamanho. O design desta calculadora foi modernizado em relação as anteriores. Pode-se observar que esta calculadora possui um visor para representar os dígitos selecionados.
Conforme pode inferir o ilustre visitante, o processo de recuperação desta peça foi bem trabalhoso, requerendo a desmontagem, limpeza, ajuste e montagem de dezenas de componentes.
Data: Entre 1955 e 1967
Modelo: 239
Origem: Suécia
Estado atual: Funcional
Curiosidade: Possui uma teclinha, a direita do visor de resultado, que serve para transferir o resultado para o seletor. É uma espécie de subtotal de duvidosa utilidade, pois se o resultado já está disponível para aproveitar para outra operação, não há necessidade de zerá-lo para novamente incluí-lo…
Futuro dessa utilidade: Substituída por máquinas eletrônicas com infinito maior poder de cálculo
Ref.: 18-03
Era como um computador ultramoderno, a tábua de salvação para os nossos cálculos. Em meados de 1970 utilizava uma similar, Facit.
O estado de conservação desse exemplar no museu revela o esforço, o zelo e a dedicação do artista que com seu empenho concede à história uma relíquia de tempos passados para preservar a memória da humanidade, para isso deve ter gasto dezenas ou centenas de horas, meu agradecimento e parabenização.
CurtirCurtir
Agradeço as bondosas palavras do amigo.
CurtirCurtir
Este site merece ser continuado, muito bom conteudo. Colecionadores, estudiosos e pesquisadores contate me 31-9-9188.6910
CurtirCurtir