



Na década de 1950 a fundição em alumínio estava em alta, pois era o metal do momento: resistente e fundível à baixa temperatura. Depois veio a época do plástico, mas isso já é outra estória.
Este modelo provavelmente foi patenteado por Samuel Bloomfield, sob n. US 2183804, em dezembro de 1939. No entanto, uma rápida pesquisa no Google, apresenta centenas de registros de patentes de modelos similares.
É uma peça para uso doméstico, de única utilidade, e com tamanho avantajado (totalmente aberta mede aproximadamente 52 cm de altura, 17 cm de largura e 26 cm de profundidade, portanto, pouco prática para manter numa cozinha, razão pela qual tornou-se obsoleta. Na atualidade peças que ocupam menos espaço possuem dezenas de utilidades.
Seu funcionamento é muito simples. Basta cortar a laranja (ou alguma fruta cítrica com gomos) ao meio, colocar no suporte e baixar o manete espremendo até sair o suco.
Atualmente empresas asiáticas fabricam vários modelos similares numa percepção de oportunidade devido ao interesse dos consumidores por peças “vintage”, algo como um certo saudosismo em relação às utilidades.
Data: Década de 1950 (provável)
Marca: Juice King de Luxe
Modelo: D-11
Fabricante: Provável National Die Casting. Chicago, Illinois, Estados Unidos da América
Estado atual: Funcional demonstrativo. As peças de madeira não são originais. Falta o copo por onde escorre o suco.
Futuro dessa utilidade: Substituído por aparelhos elétricos automáticos.
Ref.: 346-14
Além de consistente achei muito bonito!
CurtirCurtir