
A criatividade humana no período de 1850 a 1950 para inventar soluções mecânicas para as necessidades reais ou imaginárias foi riquíssima. Qualquer tipo de trabalho manual para qualquer atividade sempre encontrou alguém pensando em substitui-lo por alguma facilidade.
Imagine cortar vagens de feijão com uma faca em fatias fininhas. Pois é certamente trabalhoso. Então a inventividade humana entra em ação e produz um fatiador de vagens movido à manivela que corta em pedaços iguais e perfeitos em menos tempo e com menos trabalho.
Este fatiador foi produzido em ferro fundido e aço. Para utilizar basta prendê-lo na borda de uma mesa, introduzir a vagem no orifício superior e girar a manivela, o que fará as lâminas agirem sobre a vagem e fatiá-la.
Data: Provável início do século XX, mesmo com indicações na internet de data posterior.
Origem: Alemanha
Marca: Pe. De.
Fabricante: Peter Dienes (fundada em 1869 e extinta em 1962)
Estado atual: Funcional. O vídeo adiante mostra um desses em uso: https://www.youtube.com/watch?v=kdktQc_JA-I
Curiosidade: O mordente inferior para fixação na mesa é insólito, pois é preso no corpo do fatiador, tendo mobilidade por um eixo, enquanto a grande maioria dos demais mordentes é feita de uma arruela presa na ponta do parafuso de aperto do corpo.
Ref.: 361-14
Muito Show!!!! E o do Museu está bem melhor conservado do que o do vídeo! Temos que homenagear a criatividade dos inventores e dos que se esmeram para fazer a manutenção e proporcionar esse conhecimento!
CurtirCurtido por 1 pessoa