
Como já vimos noutros posts, o gostoso cafezinho que saboreamos é decorrente de vários processos anteriores que podemos simplificar da seguinte forma: descascamento, secagem, torração, moagem e preparação.
Este aparelho elétrico-mecânico tem por finalidade torrar o café. Dentro há um cilindro contendo uma resistência elétrica a qual, aquecida, transmite calor para dentro do tambor que contém os grãos de café. O usuário gira o tambor com o movimento da manivela para que os grãos torrem uniformemente.
Como se observa, é um aparelho para uso doméstico, em fazendas.
Data: O aparelho é das décadas de 1970/80, mas ainda encontram-se peças novas no mercado.
Fabricante: Fábrica de Aparelhos Elétricos F. Canhos (de Francisco Canhos, inventor. Para conhecer mais sobre o inventor, clique aqui: http://pobresjornalistas.blogspot.com/2011/12/as-200-patentes-de-um-jauense.html)
Origem: Jaú, São Paulo – Brasil
Estado atual: Não testado.
Ref.: 362-12
Que show!!! E a história do inventor também é muito interessante! Eu sou do tempo que para registrar uma patente era barato, o caro era a intermediação de um advogado, que, na minha época, não era obrigatório para registrar marcas e patentes.
CurtirCurtir
Pois é, há muitas coisas interessantes realizadas pelo povo brasileiro.
CurtirCurtir
Tenho um desse modelo e vou reformá-lo, pode me informar a cor original? Desde já agradeço. Eduardo Brito.
CurtirCurtir
Pergunta impossível de responder. Acredito que o original não recebeu pintura. Este estava muito enferrujado e na limpeza não encontrei traços de tinta. Obrigado pela visita.
CurtirCurtir