
Simplesmente corrente para medição horizontal de um terreno inclinado. Instrumento utilizado por agrimensores. Foi introduzido pelo cientista Inglês Edmund Gunter em 1620.
A superfície de um terreno inclinado corresponde à hipotenusa de um triângulo retângulo, Já a medida horizontal corresponde ao cateto adjacente e a parte mais alta do terreno ao cateto oposto. (hummmm… então é por isso que tínhamos aquelas aulas de trigonometria)
A utilidade desta medição é que permite saber a medida horizontal possível de ser obtida com o terreno (cateto adjacente). Por exemplo, o comprimento máximo de uma edificação corresponde cateto adjacente, pois se fossemos considerar a hipotenusa (a medida do terreno inclinado), o edifício não caberia naquela área, pois por óbvio, a hipotenusa é maior que os catetos.
Toda em aço e com seções em bronze, foi sucedida por trenas com fitas de pano ou aço, depois por teodolitos óticos, depois por teodolitos eletrônicos e provavelmente já foram substituídos por algum aplicativo de medição por satélites.
Para obter uma descrição mais técnica do seu funcionamento, o prezado visitante pode acessar este site que trata de topografia e dos instrumentos utilizados nessa atividade. https://sites.google.com/site/monitoriaativa/home/topografia?tmpl=%2Fsystem%2Fapp%2Ftemplates%2Fprint%2F&showPrintDialog=1.
No artigo a seguir há uma boa descrição da história desse invento: https://en.wikipedia.org/wiki/Gunter%27s_chain
Sem data. Possível entre início do século XIX e início do século XX. Neste site encontramos um anúncio de 1876 sobre a peça: https://www.gracesguide.co.uk/File:Im1876POWor-Chest2.jpg
Fabricante: James Chesterman and Co.
Marca: Chesterman
Origem. Shefield, Inglaterra.
Estado atual: Funcional.
Futuro desta utilidade: substituída por medições eletrônicas
Achei muito interessante a invenção do cientista, Mas que mão de obra hein?!
CurtirCurtir
Verdade, mas na falta de satélites usavam mais o cérebro.
CurtirCurtir