
As transações comerciais de produtos de consumo intensificaram-se no século XIX e tornaram-se massivos nos séculos seguintes. Para dar segurança a quem vende, de que todas as transações foram registradas pelos funcionários, foram inventadas as caixas registradoras as quais serviam para somar os valores dos produtos vendidos, guardar o dinheiro e ajudar a fazer o troco.
Registradoras, especialmente anteriores ao século XXI são muito apreciadas por colecionadores e embora com mecanismos bem mais simples que as calculadoras, possuem um charme todo especial.
NCR – National Cash Register, foi inventada em 1879 pelos irmãos James Jacob Ritty e John Ritty, tendo obtido a patente americana n° 221360, em 04 de novembro de 1879, e iniciado a sua fabricação em Dayton, Ohio, USA. Posteriormente foram inventadas novas funcionalidades e registradas patentes para cada uma delas.
Esta registradora manual da National é um modelo simples e despojado de adereços. Tem aproximadamente 450 componentes, mas possui apenas 3 funções de controle: impressão do total das operações por seção, um acumulador de valores e um contador de zeramentos do acumulador de valores. Mesmo assim era ótimo para o proprietário saber o total da féria do dia de forma automática, facilitando em muito o controle dos dinheiros que ingressaram.
Para funcionar bastava selecionar o item (A, B, D, E, H, K, L, M ou N, (serviam para identificar seções, departamentos ou famílias de produtos) selecionar o valor, sendo cada alavanca correspondendo, da direita para a esquerda, aos centavos, as unidades, as dezenas e as centenas e após, girar duas vezes a manivela. Girando a manivela sem seleção de valores, a gaveta se abre automaticamente para que o usuário guarde os dinheiros e faça o troco para o cliente.
Data: 30 de setembro de 1946, conforme o certificado de garantia colado no fundo do depósito de dinheiro.
Marca: National
Série: 1652-B, Número: S-502300-BR, chassi n. 3716745, suporte do chassi n. 51514
Fabricante: National Cash Register C.O.
Origem: Dayton, Ohio, Estados Unidos
Estado atual: Funcional demonstrativo. Faltam a fita de impressão, a bobina de papel, as três chaves, duas almofadas de pressão, além de uma almofada existente estar desgastada. Um dente da engrenagem principal está quebrado. Não foi possível descobrir a cor original da pintura da máquina.
Ref.: 168-05
Curiosidades: A registradora possuía um ano de garantia dada pelo fabricante, portanto, 44 anos antes da vigência do código de defesa do consumidor no Brasil. No Certificado de Garantia consta o seguinte texto:
GARANTIA
Esta Caixa Registradora “NATIONAL”
Modêlo…….. 1652-B……..N.° 502300
é garantida ao comprador pela “CAIXAS
REGISTRADORAS NATIONAL S. A.”
contra todo e qualquer defeito de mate-
rial ou de construção, pelo espaço de um
ano, desde a sua entrega, isto é até
…30…de….setembro…de…1947…………
e serão feitos gratuitamente quaisquer
reparos necessitados para o uso corréto da
Registradora, bastando a simples apre-
sentação da mesma na filial onde tiver
sido comprada.
Esta garantia não se refere á limpeza da
Máquina, nem á deterioração ou québras
ocasionadas por quédas, fôgo, água, ou
qualquér outro motivo fóra do uso comum
da mesma. Esta garantia fica sem efeito
se a Registradora deixar de pertencer
ao comprador original, ou se fôr tratada
por mecânicos por nós não autorizados.
Registradoras National S.A.
REPRESENTANTES PARA O BRASIL, DE
NATIONAL CASH REGISTER CO.
–Dayton, Ohio, -E.U.A.-
60 – 5.000 – 12/44
Comandos
- Alavancas seletoras de algarismos.
- Manivela para realizar a operação e liberação da gaveta.
- Pino chave de controle de impressão ou não impressão dos dados fixos.
- Roletes seletores do dia e do mês.
- Porta de acesso para colocação da bobina de papel.
- Fechadura da porta de acesso à bobina de papel.
- Fechadura mestre: tem três posições: funcionamento, travado e liberar a gaveta. Esta fechadura permite acesso à chave zeradora do totalizador quando na posição de liberar a gaveta.
- Contador de zeramentos com chave zeradora do totalizador. O acionamento desta chave retrai a folha de metal de ocultação do totalizador, permitindo ao gerente visualizar e anotar o valor acumulado. Após isso, basta girar a chave por 360 graus para zerar o totalizador e avançar um dígito no contador de zeramentos.
- Janela de inspeção do estado da bobina de papel, para eventual substituição.
Utilidades
- Rolete dentado para avançar automaticamente a fita de papel.
- Rolete dentado para avançar automaticamente a fita de impressão.
- Sinal sonoro automático indicador de abertura da gaveta.
- Gaveta com quatro compartimentos para moedas e três compartimentos para cédulas, estes com larguras diferentes para facilitar a guarda da cédula pelo tamanho.
- Abertura automática da gaveta.
Outras características operacionais:
- Acumulador registra até 999.999,90.
- Textos estão em português, portanto foi produzida para exportação para países de língua lusófona.
- Duas bobinas de papel, uma para o cliente e outra para o proprietário.
- Rolete integrado de impressão para registrar dados fixos. Nesta máquina há somente o carimbo “GRATOS”, mas poderia ter mais dois carimbos, por exemplo, o nome da empresa e o endereço.
- Após ser zerado o totalizador, por algum fator não identificado, é necessário que as travas frontais dos pinos de acionamento do contador estejam no dente mais distante do eixo. Para isso deve-se acionar, um a um, os acionadores na sua parte de baixo, fazendo com que façam a trava saltar para o dente mais distante do eixo. Caso esse procedimento não seja feito ao ser acionado o zerador, a casa das unidades saltará sempre uma casa a mais, inutilizando o uso do totalizador… Esse procedimento só se consegue fazer sem a carenagem, fato que é melhor evitar o zeramento. Assim, o melhor procedimento é anotar o valor do totalizador do final do dia para compará-lo com o do final do dia seguinte de forma a apurar o valor total da féria.