



Este acessório bem elaborado tem capacidade para elevar três toneladas, o suficiente para garantir a troca dos pneus do automóvel. Estrutura em ferro fundido de boa qualidade, com eixo de aço. O doador recebeu de uma senhora cuja mãe possuía um Ford 29 (Modelo T).
A altura máxima do macaco é de 39,5 cm. Retraído para o mínimo alcança 25,5 cm. O curso do eixo elevador é de apenas 14 cm e deveria ser colocado junto a barra de suporte das rodas, portanto, não havia muita margem de ajuste, requerendo que o macaco estivesse estabilizado para fazer o seu trabalho.
Para funcionar, aciona-se uma alavanca que empurra o pino de tração o qual empurra um dente da engrenagem vertical que por sua vez aciona a engrenagem horizontal, que por sua vez expande o eixo elevador. O pino de tração funciona em dois sentidos, podendo expandir ou retrair o eixo elevador.
Data: De 1925 a 1931
Modelo: Tamanho intermediário (duas janelas na estrutura). Muitas versões deste macaco com catraca foram produzidas, todas parecidas, mas com detalhes variados.
Num. da estrutura: B579
Num. do pino de tração: B4021
Origem: Provavelmente USA, incorporado ao veículo no Brasil, pois na época a Ford brasileira era montadora dos automóveis com peças produzidas nos USA.
Doação Sr. Augusto da ArtSolda
Estado atual: Funcional demonstrativo. Falta a alavanca de tração.
Neste vídeo encontramos o macaco semelhante usado para elevar um Fort T. https://www.youtube.com/watch?v=bS1umhEoPsM.
Ref.: 381-15
É um dos tipos que utilizei, achei mais trabalhoso
CurtirCurtido por 1 pessoa