



Os furadores foram muito utilizados para preparar folhas de papel para arquivamento, e muitos modelos foram produzidos desde o início do século XX. O arquivo de papéis tornou-se importante porque há incontáveis documentos assinados que comprovam operações mercantis e outras tantas.
Os arquivadores mais utilizados eram pastas onde as folhas eram introduzidas em dois ganchos paralelos e fixados por outros dois ganchos em sentido contrário.
O meio papel para comprovar operações vem sendo substituído aceleradamente por operações eletrônicas, podendo-se inferir que em alguns anos o uso do papel será uma raridade.
Com este furador é possível colar e furar fitas de reforço no papel. Nas laterais há dois suportes onde são introduzidos os rolos de fita colante. O equipamento possui dois pequenos depósitos metálicos laterais onde caem os resíduos, diferente dos modelos conhecidos que possuem um único depósito sobre toda a base do grampeador.
Origem: Alemanha
Empresa: Büroapparatebau Skrebba Werk GmbH, fundada por Otto Screbba
Marca: Veloma – Regulus
Logo: SKR, que são as iniciais do sobrenome do fundador.
Num: 465857
Data: Na página da empresa Screbba, encontramos uma foto com um furador idêntico, datado de 1927. No entanto, pode ter sido produzido até a década de 1970. Fonte: https://www.skrebba-werk.com/en/products/office-punches.html
Aparentemente a empresa fechou suas portas devido a um processo de falência iniciado em 2017. Fonte: https://www.lahrer-zeitung.de/inhalt.lahr-skrebba-werk-droht-das-aus.4559b4eb-a5fc-416a-baba-da4f95782ab3.html
Estado atual: Funcional demonstrativo. O aparelho é original, exceto a pintura, as navalhas e o regulador do papel. Em alguns modelos há duas proteções laterais com finalidade estética.
Adiante vemos algumas fotos da peça quando foi adquirida.



Ref.: 149-10