



Trata-se de um pulverizador manual com duas saídas. Con forme anuncio na Internet serve para “pulverizar áreas de plantio e rebanhos, dar banho no gado, realizar testes em redes hidráulicas. Alta eficiência na aplicação de herbicidas, inseticidas e outros compostos líquidos”.
Para funcionar basta mover a alavanca num sentido e noutro para que a bomba (cilindro inferior) insufle ar para o cilindro superior. Da forma como foi projetada, o ar é bombeado em ambos movimentos da alavanca. O cilindro superior tem a função e permitir o funcionamento do manômetro para que o usuário saiba qual é a pressão de ar acumulada.
Construído todo em ferro e bronze, possui retentores de ar no cilindro feitos de tiras de algodão.
Estado atual: Funcional demonstrativo. Faltam o cabo da alavanca e o suporte da base da peça, que se presume poderia ser de madeira ou ter cinco pés fixos ou mesmo cinco rodízios. Ainda a descobrir. O manômetro utiliza o tubo flexível inventado pelo engenheiro alemão chamado Schinz, em 1846, método que foi posteriormente patenteado pelo francês Eugène Bourdon (Wikipédia). No manômetro faltam a caixa, o mostrador (dial), o vidro e o ponteiro.
Sem marca identificável. Provavelmente é da marca Trapp modelo antigo.
Data: Provável após 1976, pois essa foi a data da fundação da empresa Metalúrgica Trapp Ltda .
Aqui nós vemos a parte interna de um manômetro, muito parecido com o que acompanha este aparelho: https://www.fluidpowerworld.com/what-are-gauges/
Ref.: 382-15
Fico impressuinados com a consistência desses materiais!
CurtirCurtido por 1 pessoa