Ferramenta articulada / Articulated tool

Essa ferramenta é do tipo “chave inglesa”, ou ainda “bico de papagaio”, tendo como característica a adaptação automática ao tamanho da porca ou cabeça de parafuso a ser fixado. Foi inventada com a finalidade de tornar desnecessário o ajuste manual, ou, ainda, substituir várias chaves de uso único.

Tem o mesmo princípio de funcionamento dos alicates, com a diferença de ter apenas uma alça de aperto, enquanto os alicates possuem duas alças. Com 20 cm de comprimento destina-se a atividades leves.

A funcionalidade da ferramenta é boa, no entanto, as chaves que fazem mais sucesso de vendas são as que requerem que o usuário faça o ajuste girando com os dedos uma engrenagem interna. Desta forma, feito o ajuste, o usuário se dedica ao resto da atividade, ou seja, fixar ou desafixar o parafuso. Talvez por causar alguma insegurança ao usuário ou por requerer uma habilidade maior que as de engrenagem, esta utilidade não é mais produzida.

Origem: Germany

Fabricante: Luckhaus & Günther

Data: Desconhecido. Encontramos anúncios do fabricante em catálogos de 1851, porém não encontramos a data do encerramento das atividades ou de sua absorção.

Estado atual: Funcional

Curiosidade: O logo representativo da empresa é um círculo pontilhado, com o ícone interior “Cordeiro de Deus”, o qual representa Jesus Cristo na iconografia cristã. Este ícone tem o desenho de um cordeiro segurando com sua perna dianteira o mastro de uma bandeira em forma de cruz.

Ref.: 385-15

Um comentário sobre “Ferramenta articulada / Articulated tool

Deixe um comentário