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Esta ferramenta desajeitada destinava-se a fixar ou retirar os aros de rodas de automóveis numa época em que os aro era sobreposto na roda (como uma roda de carreta).
Conforme a descrição do inventor, destinava-se a rodas de vários tamanhos e dispositivo tinha caráter de uso “universal”, dentro dos limites mínimos e máximos de alongamento.
Imagine que para trocar a câmara do pneu, primeiro era necessário desencaixar o pneu com aro e tudo da roda raiada. Feito isso, usava-se a ferramenta para “arrancar” o aro de sustentação da roda. Substituída a câmara, usava-se o equipamento para recolocar o aro, para depois encaixar o pneu com aro na roda raiada.
Mesmo parecendo dificultoso, é de lembrar que as rodas de carreta ou de charrete foram as que serviram de modelo e foram adaptadas aos veículos no começo da indústria automobilística.
Origem: Estados Unidos da América
Atualmente este dispositivo não tem nenhuma utilidade.
Inventor: Hermes T. Rushton, concedido para Hermes Products Co.
Patente n. 1704628, data: 05 de março de 1929
Clique aqui https://patents.google.com/patent/US1704628A/en para acessar a descrição original e o desenho feito pelo inventor.
Ref.: 387-15