Pianinho de brinquedo / Toy piano / Piano jouet

Feito em madeira, com barras de xilofone em metal. O som é produzido por um batente de madeira lançado pela tecla do piano contra a barra de metal respectiva.

De diminuto tamanho, se destinava a crianças menores de cinco anos, entretanto, pode ser tocado para produzir músicas por pessoas de qualquer idade.

Recentemente recebemos um e-mail do Sr. Roberto de Souza Cuneo, que vem a resgatar um pouco da história da peça e do seu fabricante o qual, com sua autorização, transcrevemos:

Foi com muita felicidade que encontramos neste site um brinquedo produzido por meu avô Oswy Souza. Trata-se de um piano infantil, da cor rosa, produzido pela IBOS. Publicamos a foto o grupo da família, causando grande comoção, uma vez que vários netos, inclusive eu, lembramos dos brinquedos feitos por ele que fizeram parte da nossa infância. Abaixo relato do meu tio, José Renato de Souza, filho do Oswy:

“Jóias históricas. Verdadeiras preciosidades produzidas na ex rua Bocaiúva, 221, pelos mestres, Cazusa/Oswy. As barras de metal eram aproveitadas das fitas que amarravam os fardos de algodão. As fitas eram recortadas no tamanho próprio para emitir o som da nota musical. Afinação do Vô Cazusa”.
…..
Atenciosamente
Roberto de Souza Cuneo e todos os descendentes do nosso querido Vô Oswy.

Data:                     Provável década de 1930

Marca:                  IBOS

Fabricante:         Indústria de Brinquedos Oswy Souza

Origem:               Florianópolis, SC – Brasil

Estado atual:     Funcional

Curiosidades:      Embora estivesse em muito mau estado, fato que evidencia ter sido um brinquedo apreciado, foi possível torna-lo funcional sem a necessidade de intervenções severas.

                               Em 1936 consta no Almanak Laemmert: Administrativo, Mercantil e Industrial , (1841-1940), Ano 1937, \Edição A00093(1), na Seção Cidade de Florianópolis, páginas 1375 e 1512, a seguinte publicidade “BRINQUEDOS – Oswy Souza, r. Esteves Junior, 28.”

Futuro dessa utilidade: Substituída por brinquedos eletrônicos

Ref.: 297-01

2 comentários sobre “Pianinho de brinquedo / Toy piano / Piano jouet

Deixe um comentário