
A seringa foi inventada no ano de 1853, pelo ortopedista francês Charles Gabriel Pravaz(*). Dese sua invenção, em geral foi feita de vidro para ser reutilizável após assepsia. A partir da eclosão de doenças altamente contagiosas como a AIDS, na década de 1980, o uso de seringa de segurança, descartável, passou a ser obrigatório. Na atualidade não se consegue imaginar seringas de injeção reutilizáveis.
Este conjunto possui a seringa com a ampola, ambas de vidro, um depósito de álcool, um suporte e um depósito de água. Como se observa, é portátil. O aplicador levava consigo o kit e antes da aplicação esterilizava a seringa, mediante fervura em água quente.
Para realizar a fervura, bastava montar o kit da forma correta, acender álcool no recipiente e inferior e aguardar a fervura da água colocada no recipiente superior por alguns minutos. Isto supostamente eliminaria as bactérias e vírus.
Data: anterior à década de 1990
Origem: Brasil
Marca: Omega
Fabricante: Ibras-CBO – Industria Cirúrgica e Óptica S/A, Comércio, Importação e Exportação
Estado atual: Não testado
Ref.: 322-17
Lembro do medo que dava quando o médico abria o porta-seringa e tirava aquela baita seringa de vidro e colocava um agulhão pra aplicar a injeção!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nem me fale….
CurtirCurtir